Pesquisar

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Oxóssi

Oxóssi

Oxóssi na umbanda é o patrono da linha dos caboclos atuando para o bem estar físico e espiritual dos seres humanos, ele é a mata em si, todas as espécies de plantas e reino animal tem a ação deste orixá. Oxóssi é grande conhecedor das ervas e do poder medicinal de cada uma delas, sendo assim um curador poderoso.

Oxóssi é a figura representativa de umas das sete forças principais de Deus: a força da luta, do trabalho, da providência e da firmação positiva. Além de ser o senhor das matas, ele é considerado um caçador de uma flecha só, ele emana a coragem para todos os seguidores da umbanda transmitindo grande segurança aos seguidores dos cultos.

Dentro das sete linhas de umbanda, Oxóssi atua como orixá irradiador masculino da linha do conhecimento. Na terceira linha, a linha do conhecimento, Oxóssi desperta novos interesses que serão necessários para evolução da pessoa e Obá absorve todos conhecimentos e interesses que poderiam prejudicar a própria pessoa ou outro alguém, isso é, Obá limita o interesse da pessoa por assuntos que não a levará a lugar algum e limita também a absorção de conhecimento por aqueles que querem usá-lo para dominar ou prejudicar outrem. O papel de irradiador do trono do conhecimento se encaixa perfeitamente com Oxóssi, já que ele é o caçador. O caçador tem que conhecer sobre inúmeros fatores como as características dos animais que caça, os hábitos de possíveis predadores, o manuseio e manutenção de suas armas, os perigos da floresta entre diversos outros assuntos. Tudo isso demonstra a sede de saber que o caçador tem, são em regra pessoas muito curiosas e observadoras.



Os filhos de Oxóssi são alegres e expansivas. São calmos, amorosos e muito preocupados com todos os problemas. Bons conselheiros, não se negam a ajudar as pessoas a sua volta. Podem ter uma tendência a solidão. São faladores, ágeis e de raciocínio muito rápido. Sabem lutar e alcançar o que almejam. Apegados a suas coisas e sua família, dedicam-se totalmente para provê-la. Hesitam frente às dificuldades, mas acabem vencendo com a força de seu interior alegre e otimista. São equilibrados, sabem se dominar, mas quando raivosos, ferem as pessoas com palavras e atitudes. Quando amam são zelosos e fiéis, não toleram ser enganados. São Carentes. São muito trabalhadores e honestos. Amam a natureza e a liberdade. Não são ciumentos e nem rancorosos. Custam a revidar quando atacados, mas quando o fazem se tornam perigosos. 

A cor de Oxóssi é o verde e seu elemento é a terra. Sua data comemorativa é 20 de janeiro. Seu dia da semana são as quinta-feiras. É sincretizado com o santo católico São Sebastião. Tem o domínio das matas. Tem como símbolo o Ofá, um arco e flecha. Sua saudação é “Oxossi é meu pai” ou “Okê arô Oxossi”.

Que Oxóssi nos abençoe despertando nosso interesses em conhecimentos que serão importantes para o caminhar de nossas vidas. Que nos ajude a sermos mais observadores, pacientes e mais concentrados para atingir todos os objetivos de nossas vidas. Que nos traga a fartura e a sabedoria.

Okê Arô, pai Oxóssi!

Bruno de Oxóssi 
     e             
Ricardo de Ogum Matinata


5 comentários: