Pesquisar

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Oferenda


Oferenda


   Um assunto de certa forma polêmico, devido aos preconceitos e pela falta de conhecimento de grande parte das pessoas. Então vou tratar esse tema de maneira simples para que se compreenda e desmistifique grande parte do que se pensa a respeito.

   Então vamos lá, o que é Oferenda? De acordo com dicionário temos os seguintes significados: “Dádiva oferecida a Deus ou aos santos ou Cerimônia em que o padre recebe as ofertas dos fiéis ou Tudo o que se oferece para uma boa obra”. Então podemos ver que no contexto Umbanda ou em qualquer contexto religioso temos a Oferenda. Na Umbanda a Oferenda é o ato de ofertar algo aos Orixás ou às entidades. 

   Após o conceito de Oferenda vem a seguinte dúvida: para que serve a Oferenda? E a resposta é simples, para agradecer ou para pedir. Agradecer uma graça alcançada ou pela satisfação de estar bem consigo. Pedir algo, seja espiritual ou material.

   Quando fazer? É outro questionamento, porém esse vai da necessidade de cada um. E como e quem pode fazer? Vamos entrar neste assunto com a seguinte orientação: não se deve fazer sem conhecer os preceitos do tipo de Oferenda que se pretende, mas vou explicar algumas coisas principalmente que levam as imaginações das pessoas.

   Primeiro a Umbanda não trabalha com sacrifícios de animais, então não existe esse tipo de oferenda na Umbanda, porém trabalhamos com velas, comidas, bebidas, flores, entre outros. A oferenda vai variar de acordo com o que se deseja, devendo observar sempre os pontos de força daquele Orixá ou entidade e suas características, por exemplo, queremos
oferendar a Oxóssi, seu ponto de força é nas matas, então é lá que deve ser feita a oferenda e não no mar ou numa encruzilhada. Tem o local correto e o que levar também, no caso seriam frutas, coisas da mata, lembrando sempre de pedir licença aos protetores do local, de acordo com o que sua casa umbandista ensinou ou seus conhecimentos. No caso de pedido deve sempre saber o que pedir, como exemplo, você não deve pedir Justiça a Oxum e sim a Xangô (caso seu ritual umbandista leve Xangô como a linha da Justiça), o pedido deve ter o direcionamento certo para que seja alcançado corretamente.

   Outra polêmica que temos é em relação aos materiais usados, exemplo de velas, comidas, bebidas, etc., se eles são apenas objetos para nossa cabeça ou se têm realmente uso no mundo espiritual. O que devemos ter em mente é que a entidade ou espírito não vai comer a comida nem beber o que foi deixado, o que ocorre é o uso das energias, até então desconhecidas por nós encarnados, que contêm nesses materiais, aliado com o principal ingrediente que é sua força de pensamento, suas intenções, muito conhecido na Umbanda por firmezas.

   Posso fazer uma Oferenda para algo ruim? Temos que ter em mente o seguinte fato: as leis universais, e não devemos esquecer que o universo responde a nossos atos, então tudo que cada um faz o universo vai responder de acordo com seus atos e pensamentos, isto é, “você colhe o que plantou”. O universo também vive no antagonismo no equilíbrio entre o que chamamos de bem e mal. Cada ser com livre arbítrio tem o direito de fazer suas escolhas, mas devemos lembrar que não é porque uma pessoa fez uma oferenda ruim contra outra que vai se concretizar o fato. O fato só irá se concretizar se aquela pessoa a quem foram enviadas as energias negativas estiver apta a receber, ou seja, estiver com a vibração espiritual baixa e desequilibrada. Isso nos mostra a importância de sempre levarmos uma vida saudável em todos aspectos para que, como foi dito anteriormente, o próprio universo nos responda com bons fluidos.

   Aquele que faz a Oferenda deve sempre lembrar também que é um ato religioso e a Umbanda sendo uma religião ligada a Natureza deve sempre preserva-la, não deixando para trás sujeira, exemplo, fez sua oferenda nas matas, rios ou encruzilhada, tem que deixar uma noite, ou alguns dias, assim que encerrado ir no local e recolher todo lixo gerado, isso é respeito aos Orixás e entidades e também as outras pessoas. Também não deve colocar a Oferenda na porta da casa de outras pessoas, se precisa colocar em uma encruzilhada ou em uma rua ou estrada vicinal, coloque em um local onde não irá incomodar as pessoas, pois, da mesma maneira que você não gostaria que colocasse algo na porta de sua casa não deve ser colocado na porta da casa de ninguém.

   Um assunto recentemente que circulou na Internet por pesquisa de um professor universitário dizendo que as Oferendas foram criadas pelos negros escravizados como forma de alimentar seus irmãos escravos que estavam fugindo dos feitores, porém a Oferenda existe bem antes dos escravos no Brasil, os povos Pagãos já Oferendavam aos seus Deuses e diversas culturas no Mundo inteiro, então o que podemos observar com a pesquisa do professor é que os escravos apenas usavam a Oferenda que já existia como uma das formas de ludibriar os donos de escravos, ajudando assim seus irmãos.


Muito Axé a todos!


Igor de Oxum

3 comentários: