Pesquisar

terça-feira, 13 de junho de 2017

Orixá

Orixá






   A palavra Orixá em seu significado é dividida em "ori" = cabeça, "xá" = iluminação, temos então o significado de "cabeça iluminada" ou "espírito iluminado". Em diversos sites, blogs e livros temos o significado de Orixá como ancestrais divinizados africanos que correspondem a pontos de força da natureza e os seus arquétipos. Temos os Orixás representados como "homens" ou "mulheres" e suas inúmeras lendas de acordo com a tradição de cada povo que trouxe aquele Orixá. Outra forma é o sincretismo com santos católicos, devido a perseguição as tradições africanas no Brasil e também as misturas das religiões. Temos além das comparações dos Orixás com santos católicos, alguns autores vão mais além, comparando com Deuses Gregos, Deuses Vikings e outros Deuses Pagãos.

   Mas o objetivo desse texto é explicar de forma simples o que vejo como Orixá, através dos conhecimentos repassados pelo Sr. Exu Sete Catacumbas como explicação para nosso terreiro e forma de entender a essência divina. Portanto vamos começar no seguinte raciocínio, sem lendas, sem "homem" ou "mulher", sem santos católicos e sem os mais variados Deuses, apenas Orixá.

   Pensamos o seguinte, uma luz branca (Deus) que irradia e ilumina todo universo e tem toda essência, essa luz transcende um prisma(Oxalá ou Jesus) que vai refletir em várias cores(Orixás), cada cor representação de um orixá, como exemplo o amarelo representando Oxum(beleza e amor), ou seja, a fragmentação de uma força divina, e a transposição de cor, a exemplo o verde passando para o amarelo forma Orixás como Logun Edé* que é filho(uma mistura das forças) de Oxóssi e Oxum, uma mistura também das cores.  


   A explicação acima nos revela que Orixá nada mais é que uma essência divina, e como
sabemos, toda criação tem parte da essência divina, damos nome a essa essência para compreendermos melhor o mistério do Criador Universal, isso mostra o motivo de tantas comparações com diversas religiões, forças da natureza, entre outros. Devido toda criação ter essência divina podemos comparar Orixá com a força da natureza e/ou características pessoais( o que chamamos de filho desse ou daquele Orixá) ou sincretizar com algum Santo, ou existir alguma lenda que denote as características marcantes daquele Orixá.



   Independente da visão que você tenha sobre Orixá, o importante é saber que é uma das forças e mistérios divinos que nos traz, força, compreensão, amor, carinho, respeito e todos adjetivos que possamos enumerar. 


Muito Axé a todos!


Igor de Oxum

*Logun Edè em algumas tradições suas cores são Azul e Amarelo, devido a Oxóssi representar Azul em determinadas tradições.






Nenhum comentário:

Postar um comentário